Banha de Porco faz mal à Saúde?! Segredo Revelado

Banha de pouco faz mal?!
  • Banha de Porco faz mal a Saúde!? Ou é Mito?

 

 

Banha de porco faz mal a saúde?! Hoje em dia, muitos ainda têm essa dúvida, a banha de porco é um desses alimentos que depois de serem associados por anos a um maior risco de enfarto, AVC e outras doenças cardiovasculares, vem sendo apontado por diversos profissionais de saúde como uma excelente opção de gordura. 

 

 

Então se você está na dúvida se deve começar a utilizar a banha para preparar seus alimentos, esse artigo trará as respostas que você procura.

 

 

Até o início dos anos 1900, a banha de porco era um alimento básico em todo o mundo. Era o segredo da massa de torta perfeitamente crocante, frango frito crocante, biscoitos derretidos na boca e molho delicioso. Nas últimas gerações, a banha desapareceu completamente das cozinhas domésticas.

 

 

Agora, quando as pessoas ouvem o termo banha de porco, elas evocam imediatamente uma visão de artérias entupidas. É hora de acertar as contas – a banha é uma gordura saudável para cozinhar e merece um retorno às cozinhas de todos os lugares. Portanto é um mito dizer que a banha de porco faz mal a saúde!
 

 

Benefícios da Banha de Porco

 
 

A banha de porco é estável ao calor

 
 

Como saber a estabilidade de uma gordura!? Isto é química pura. Então vamos lá:
 
Primeiramente, segue resumo básico das gorduras:

Diferença entre gordura saturada e insaturada

 

 

E a gordura trans, o que é? Quando vc pega uma Gordura não saturada a tendência dela é oxidar. Para ela não oxidar é colocado hidrogênio nela, nesse processo ela deixa de ser insaturada e passa a ser trans. alimentos que não estragam são formados pelas gordura trans.

 

 

 A gordura trans é um antinutriente, ela diminui os hormônios e aumenta o colesterol.
 

 

As gorduras saturadas têm ligações simples entre todas as moléculas de carbono da cadeia de ácidos graxos e são, portanto, as mais estáveis ao calor. 

 


Isso porque as ligações simples, quando se trata da cadeia de carbono dos ácidos graxos, são relativamente difíceis de quebrar. Já as gorduras monoinsaturadas têm uma ligação dupla substituindo uma ligação simples na cadeia de carbono. 
 


Essas Ligações duplas em ácidos graxos são instáveis e podem romper com o calor. E as gorduras poliinsaturadas são as mais instáveis, porque possuem numerosas ligações duplas na cadeia de carbono. 
 

 

Em conclusão, quando as ligações duplas nas gorduras mono ou poliinsaturadas se quebram, o ácido graxo sofre um processo chamado oxidação .
 

 

Por que as gorduras oxidadas são ruins? Em poucas palavras, as gorduras oxidadas = radicais livres. Radicais Livres = dano celular. 
 


Enquanto inevitavelmente temos alguns radicais livres em nosso corpo, devemos minimizar ao máximo essas moléculas prejudiciais para proteger a saúde e reduzir a inflamação.
 

 

Para respondermos se a banha de porco é saudável, precisamos saber sua composição: Ela é composta por cerca de 40% de gorduras saturadas, 45% de gorduras monoinsaturadas, além de um pequeno percentual de gorduras poli-insaturadas. (Porcos pastando consumindo uma dieta suplementada com grãos ou côco terão uma porcentagem menor de gordura poliinsaturada – uma coisa boa!). 
 
 
A porcentagem de gordura saturada na banha protege as gorduras mono / poliinsaturadas mais vulneráveis da oxidação com o calor, tornando a banha uma excelente escolha para cozinhar e assar.
 

 

Banha de porco é saudável para o coração

 

 
A banha de porco é uma gordura animal e é rica em gordura saturada e colesterol. Contudo, por muito tempo tinha-se o mito de que a gordura animal aumentava o risco de doenças cardíacas. Felizmente, isso é um mito. 
 


Nossos bisavós consumiram banha e manteiga e experimentaram taxas extremamente baixas de doenças cardíacas. Portanto, a banha de porco faz parte de uma dieta saudável e não lhe dará ataque cardíaco:
 

Uma análise de mais de 300.000 pessoas publicada no American Journal of Clinical Nutrition mostra que não há evidências de que o consumo de gordura saturada aumente o risco de doença cardíaca.

 


Uma dieta com baixo teor de gordura tem demonstrado aumentar os triglicérides, que é um fator de risco para doenças cardíacas.

 


A Iniciativa de Saúde da Mulher estudou cerca de 50.000 mulheres na pós-menopausa – um grupo de mulheres foi orientado a seguir uma dieta com baixo teor de gordura e o outro grupo continuou a comer “normalmente”. Após 8 anos, não houve diferença na taxa de doença cardíacaou câncer entre os grupos.

 


Numerosos outros grandes estudos não encontraram benefícios para uma dieta com baixo teor de gordura.

 


O diretor do grande Framingham Heart Study concluiu: “Descobrimos que as pessoas que comiam mais colesterol, comiam mais gordura saturada, comiam mais calorias, pesavam menos e eram as mais ativas fisicamente”.

 


A ingestão de gorduras saturadas aumenta o colesterol HDL, que está associado a um risco reduzido de doença cardíaca.

 


As “doenças da civilização moderna”, incluindo doenças cardíacas e diabetes, dispararam quando gorduras animais foram substituídas por gorduras de fábrica, incluindo óleos vegetais e margarina.
O teor de colesterol da banha de porco é protetor da saúde, não é perigoso.

 

 

Banha de porco é excelente para cozinhar

 


A banha suína pode ser aquecida e atingir altas temperaturas sem produzir compostos tóxicos, diferente do que o ocorre com os óleos de origem vegetal hidrogenados (soja, canola, girassol, etc.). Por isso ela é considerada opção saudável de óleo para cozinhar. 


 
Dentre os óleos para o consumo, os únicos que são estáveis ao calor são o óleo de coco e a banha de porco. 


 
Além disso, também temos o azeite é muito saudável também e muito utilizado para quem quer evitar os óleos vegetais, porém o azeite não é estável e em altas temperaturas ele fica com a mesma composição de um óleo vegetal.


 
Dentre as opções estáveis muitos optam por cozinhar com óleo de coco, porém o óleo de coco dá um sabor de coco leve a moderado para os pratos. Para ter um sabor totalmente neutro, o melhor é a banha de porco.
 
 

Banha de porco é econômica

 
 

Quando se trata de gorduras saudáveis para cozinhar, a banha é definitivamente a mais acessível, financeiramente falando. Diferentemente dos que muitos pensam, a banha de porco é fácil de comprar. Porque é vendida em qualquer supermercado.

 
 

Banha de porco é rica em vitamina D

 
 

A banha de porco é a segunda maior fonte alimentar de vitamina D, depois do óleo de fígado de bacalhau. Uma colher de sopa de banha de porco contém 1.000 UI de vitamina D
 


Também importante, a vitamina D é uma vitamina lipossolúvel, por isso requer ácidos graxos – incluindo ácidos graxos saturados – para ser absorvido e utilizado no corpo. 
 


contudo a banha de porco fornece o pacote perfeito de vitamina D, juntamente com os cofatores de ácidos graxos necessários. Enquanto outras fontes alimentares de vitamina D, incluindo gema de ovo e fígado, tem níveis baixos se comparados com a quantidade de vitamina D na banha de porco.

 
 

Banha de porco é uma fonte saudável de colesterol

 

 
Banha de porco é classificada como um dos alimentos mais ricos em colesterol. E, também, como um agente de cura no corpo, os níveis de colesterol aumentam durante períodos de estresse ou quando a inflamação está presente.
 


 Além disso, estudos mostram que o consumo de colesterol não tem uma relação de causa e efeito com os níveis de colesterol no sangue. Isso ocorre porque o corpo produz o colesterol de que necessita. 
 


O fornecimento de colesterol através de gorduras de boa qualidade, no entanto, reduz a carga sobre o corpo para produzir colesterol. 
 


O colesterol dietético de alimentos integrais, como a banha, auxilia no controle da inflamação e na produção de hormônios.

 

De fato, numerosos estudos associam níveis baixos de colesterol no sangue com:
– O aumento do risco de mortalidade
– Um maior risco de depressão
– Maior risco de cometer crimes violentos e suicídio
– Maior risco de demência e doença de Alzheimer
 
 

Portanto a Banha de corpo é um alimento muito benéfico e saudável. Sobretudo, para encerrar esse artigo, se pudesse te dar 2 Conselhos simples para evitar alimentos pouco saudáveis, seriam esses:

 

1º “Evite qualquer comida com um comercial de TV.”
 
2° “Evite qualquer comida que sua bisavó não teria reconhecido.”


 
Além disso, quais os exemplos de gorduras que não se encaixam nessas 2 afirmações? Óleo de canola, óleo de milho, manteiga falsa, spray de cozinha e produtos lácteos com baixo teor de gordura. Banha, no entanto, foi apreciado pelos seus antepassados há milhares de anos.


 
E então, você usa banha em sua casa?  Sobretudo você se lembra de sua avó ou bisavó usando banha de porco em sua cozinha?

 

 

Para terminar, que tal experimentar a banha de porco e tirar suas próprias conclusões. Mas, em primeiro lugar, não esqueça de deixar seu comentário e compartilha esse artigo com seus amigos!

 

Comente o que achou:

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais

Posts Relacionados

Shake de proteína e uma bebida super PODEROSA!!

Shake de proteína e uma bebida super PODEROSA!!

Como obter o máximo de benefícios para a saúde com seu shake de proteína Um shake de proteína é uma bebida que você pode usar para ajudá-lo a construir músculos,

Como Rejuvenescer a pele e cabelos no outono

Como Rejuvenescer a pele e cabelos no outono

A temporada de outono está chegando e com ela vem uma variedade de especiarias deliciosas, folhas brilhantes e brisas agradáveis. A mudança do verão para o outono também acarreta uma

Desintoxicação corporal o que é e como fazer.

Desintoxicação corporal o que é e como fazer.

Como desintoxicar naturalmente e perder peso com sua dieta Já ouviu falar de desintoxicação corporal? Aprenda como fazer e tenha muitos benefícios na sua saúde e estética. Sabe Ficamos expostos

É possível se Livrar da Celulite Completamente?

É possível se Livrar da Celulite Completamente?

Você pode se livrar da celulite?! Uma coisa que realmente devo dizer no início deste artigo é que, se você pedir à maioria dos homens para definir celulite, eles provavelmente ficarão

Smoothie para dormir e ganhar massa muscular

Smoothie para dormir e ganhar massa muscular

O descanso é um passo crucial para o ganho de massa muscular, e a ingestão de smoothie para dormir é uma ótima pedida para quem quer relaxar e ganhar massa

Como se Livrar das Rugas – 20 MANEIRAS!!

Como se Livrar das Rugas – 20 MANEIRAS!!

Como se livrar das  rugas e ter uma pele linda e saudável? Preocupado que sua pele pareça mais velha do que realmente é? Neste artigo trouxemos 20 maneiras de como reduzir

Chame aqui!
1
Me chame aqui!!
Olá!!
Em que podemos te ajudar?
Me manda um whatsapp agora.